top of page

Saúde mental no trabalho: O quanto as Organizações estão genuinamente preparadas e preocupadas com a saúde mental de seus colaboradores?

A questão da saúde mental nas organizações vai muito além de campanhas pontuais, como o dia da saúde mental, o setembro amarelo, outubro rosa ou novembro azul; mais do que a oferta de planos de saúde ou benefícios em academias; é essencial conscientizar e apoiar os colaboradores na adoção de ações que promovam seu bem-estar integral — mental, físico e emocional.

O verdadeiro desafio não é apenas oferecer pacotes atrativos, mas engajar genuinamente os colaboradores em iniciativas que impactem sua saúde e desenvolvimento.


Para ilustrar: imagine um(a) colaborador(a) lidando com crises de ansiedade, talvez até enfrentando burnout ou depressão, além de uma constante falta de motivação. Identificar esses sinais é apenas o primeiro passo.


A pergunta crítica é: o que a organização faz efetivamente para apoiá-lo (la) nessa jornada? Há um profissional capacitado para acolhê-lo (la)? A liderança está preparada para oferecer escuta ativa, apoio e, se necessário, conceder licenças sem gerar estigma? Ou o ambiente ainda é permeado pelo medo de julgamentos e a sensação de derrota?

Além disso, é necessário questionar se colegas e subordinados têm a sensibilidade para lidar com essas situações de maneira empática, evitando julgamentos e preconceitos. Cabe também a organização fomentar essa mentalidade de acolhimento e compaixão.


A saúde mental no ambiente corporativo precisa deixar de ser um discurso e se tornar prática. 


Como colaborador, você se sente seguro para procurar ajuda em sua organização? E se fosse um colega, você saberia como acolhê-lo de forma genuína?


A verdadeira preparação das organizações e indivíduos para questões de saúde mental exige uma mudança de mentalidade. É hora de transformar palavras em ações que promovam um ambiente saudável e acolhedor para todos.


Se você ou alguém precisa de ajuda, não tenha medo, procure ajuda e mesmo que seja difícil, e você enfrente alguns julgamentos no meio do caminho, peça ajuda até encontrar a mais adequada à você: é aquela em que você se sentir mais seguro ou segura e confortável em compartilhar seus maiores medos e desafios.

 

Se você ou sua empresa buscam apoio para promover o desenvolvimento pessoal dos colaboradores, estou à disposição para caminhar junto nessa jornada!


Entre em contato e solicite um orçamento personalizado, ajustado às suas necessidades.


Com carinho,

Priscila.

Comments


bottom of page